27 mar Cooperação entre entidades promove a construção sustentável
Após o painel Construção Sustentável – um Desafio para Mudança de Paradigmas, que ocorreu nesta quarta-feira, 26/03, um acordo foi firmado entre SMAM, Greenpeace, CREA-RS, COMAM, ANAMMA, ICLEI, Núcleo Amigos da Terra e UFRGS para a realização de publicação sobre o tema do painel. Patrocinada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, a publicação irá abordar maneiras de viabilizar bioconstruções e mostrar experiências bem sucedidas. Além disto, o acordo entre as entidades definiu o início do movimento nacional para alteração dos códigos de edificações de todos os municípios brasileiros.
O painel sobre construção sustentável mostrou que há muitos desafios quando o assunto é mudar paradigmas. Mesmo assim, os diversos exemplos e casos expostos no encontro mostraram como é possível promover uma gestão ambiental em residências e construções e que esta realidade está mais próxima do que muitos acreditam.
No debate, marcaram presença os seguintes painelistas: Gernot Minke, coordenador do Laboratório de Pesquisa para construções experimentais da Universidade de Kassel – Alemanha, Gustavo Lange, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – Crea-RS e Miguel Sattler, do Núcleo Orientado para Inovação na Edificação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Norie/Ufrgs (RS).
(Seminário de Gestão Sustentável, 27/03/08)