04 mar Carta de Florianópolis aos Cidadãos Brasileiros
“Estamos correndo o risco de estar construindo uma sociedade hipócrita”. Com esta afirmação, d. Murilo Krieger traduziu o sentimento de grande parte dos brasileiros diante de fatos recorrentes no dia-a-dia, que evidenciam atitudes contraditórias entre o que se faz e o que se diz. Foi ovacionado pelos mais de 360 participante do Fórum sobre Ética na Profissões, realizado na cidade de Florianópolis no dia 08 de novembro de 2007, no auditório Antonieta de Barros da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
O Fórum foi promovido pelo Rotary Club de Florianópolis, com o apoio do Distrito 4651 do Rotary Internacional e contou com a participação de profissionais e estudantes de diversas áreas.
Mediados pelo professor de bioética da UDESC, dr. Walter Celso de Lima, os palestrantes d. Murilo Krieger (arcebispo de Florianópolis), Denise Frossard (juíza aposentada e ex-deputada federal) e Livio Giosa (professor e vice-presidente da ADVB), levaram os participante a refletir sobre o tema e o que precisa ser feito para que a sociedade desperte e redirecione seus valores no caminho da ética.
A juíza Denise Frossard enfatizou que a preocupação com a ética deve atingir todos os cidadãos responsáveis, todos os poderes e iniciativa privada, sendo que ninguém está acima da Lei, nem tem o direito de auto avaliar-se como “mais ético” que outra pessoa, mesmo que seja detentor de algum poder. Quem pode reconhecer se uma pessoa é ética, ou não, são as outras pessoas, pelas atitudes e comportamento daquela. Sugeriu a utilização prática da Prova Quádrupla, o código de ética seguido pelos rotarianos, antes de qualquer ação ou pensamento, que se resume em quatro perguntas:
Do que nós pensamos, dizemos e fazemos:
1- É a VERDADE?
2- É JUSTO para todos os interessados?
3- Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4- Será BENÉFICO para todos os interessados?
O professor Livio Giosa falou dos riscos de destruirmos “nossa nave mãe”, a Terra, pela atitude e comportamento inadequado de quase toda a sociedade e pela ausência de responsabilidade social e ecológica das entidades e empresas. Demonstrou que a ética é a base de sustentabilidade desta nova “consciência”, mas que só com atitudes e mobilização de todos conseguiremos dar real sustentabilidade a este movimento por um Brasil melhor.
Assim, o Rotary Club de Florianópolis convida todos os cidadãos brasileiros a se comprometerem nesta mobilização por um país mais justo, mais solidário e mais ético, tomando atitudes sempre conscientes em todos os seus atos e decisões. Essas atitudes se refletem em seus lares, locais de trabalho e ambiente social. Acreditamos que devemos, diante de situações de comportamento não ético ou imoral, não aceitá-las e usarmos o direito de impedi-las com denúncias e protestos.
Esta mobilização começa com o exemplo de cada um e terá um efeito multiplicador se cada cidadão, líder em sua profissão pensar, sentir e agir de acordo com a Prova Quádrupla.
O ano de 2008 é propício pela oportunidade das eleições de votar em quem realmente possa nos representar adequadamente e de quem devemos ser fiscais. A responsabilidade pela mudança é nossa, vamos agir.
Florianópolis, fevereiro de 2008
Eder Vieira Couto
Presidente da Av. de Serviços Profissionais Rotary Club de Florianópolis
Ronaldo Schara
Presidente do Rotary Club de Florianópolis Distrito 4651
Luiz Carlos Manhães
Governador do Distrito 4651 Rotary Internacional