11 fev Opinião DC: Lagoa
Da coluna de Visor (DC, 11/02/08)
Na Lagoa da Conceição, um dos mais badalados bairros de Florianópolis, vivem hoje cerca de 50 mil pessoas, e pode-se dizer que ela resume boa parte dos problemas que a Capital e outras cidades litorâneas de Santa Catarina enfrentam.
À população fixa somam-se na alta temporada dezenas de milhares de visitantes, o que só agrava uma situação que já se aproxima do caótico. A cobertura de saneamento básico é pífia, a ocupação desordenada avança, o sistema viário praticamente entra em colapso com a chegada dos turistas, há deficiência crônica em serviços como o de segurança pública.
Embora especialistas venham há anos alertando para a necessidade de se promover ações que assegurem a preservação ambiental, sob pena de a lagoa tornar-se inóspita para a maioria das espécies que hoje a habitam, ainda assim os investimentos em saneamento básico dão-se tímida e lentamente. O mesmo ocorre com relação aos problemas afetos ao trânsito.
Disso tudo depreende-se o óbvio: os poderes públicos não vêm atuando com a eficiência. A Lagoa da Conceição e seus moradores pedem socorro. Que sejam atendidos o quanto antes.