Olhar ecológico das italianas

Olhar ecológico das italianas

Da coluna de Juliana Wosgraus (DC, 26/02/08)
Um grupo com cerca de 15 italianos de diversas entidades ligadas ao turismo sustentável e ao ecoturismo desembarca em Floripa amanhã (27/02), para visitar diversos locais do Estado que têm esse perfil. Entre as entidades que estarão representadas aqui está a AITR – Associazione Italiana Turismo Responsabile – , que reúne mais de 80 associações, agências, operadoras e ONGs trabalhando com o turismo responsável.
E também a Legambiente, importante associação européia em defesa do ambiente e do desenvolvimento econômico e social sustentável. Na quinta-feira (28/02) a turma irá visitar Renato Sehn, na Ilha do Papagaio, já que sua pousada desenvolve inúmeras ações e investimentos sócio-ambientais desde 1972.
Ação que conta
Entre tantas razões que levarão os italianos a conhecer melhor a Ilha do Papagaio, uma delas é o concurso que a pousada está promovendo: vai premiar a escola que mais arrecadar óleo de cozinha usado e que, habitualmente, tem como destino as galerias pluviais ou as fossas sépticas, e dá-lhe prejuízo ao meio ambiente.
O óleo arrecadado ali será destinado à empresa Ambiental Santos, de Curitiba, onde será reaproveitado para confecção de solvente, manta asfáltica e outros produtos. A expectativa é que mais de três mil litros de óleo saturado, o que é altamente poluente, deixe de ser jogado na região da Baixada do Maciambú.