Jovens defendem seus direitos em Conferência Regional da Grande Florianópolis

Jovens defendem seus direitos em Conferência Regional da Grande Florianópolis

O forte calor e a tarde ensolarada do último sábado (23/02) não foram empecilhos para a participação dos jovens da Grande Florianópolis, que lotaram o teatro do Centro Multiuso de São José para a 1ª Conferência Nacional da Juventude – Fase Regional. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Regional, o evento contou com a presença do secretário da SDR, Valter Gallina, dos deputados estaduais José Natal Pereira, Cesar Souza Júnior e Pedro Uczai, do deputado federal Cláudio Vignati, além de diversas lideranças políticas e estudantis.
Na oportunidade, foram definidos os 40 delegados que participarão da Conferência Nacional da Juventude, fase estadual, que ocorre nos dias 15 e 16 de março na cidade de Joinville. No encontro foram debatidos os direitos da juventude, defendendo a implantação de uma política nacional específica para este segmento. Durante a Conferência, os jovens puderam identificar os seus problemas, propondo algumas soluções.
Os temas debatidos foram: Diversidade e Liberdade Democrática, Família, Educação, Cidades e Territórios, Trabalho, Tempo Livre, Drogas, Cultura, Meio Ambiente, Sexualidade, Participação Politica e Mídia.
No caso da Diversidade e Liberdade Democrática, os jovens propuseram campanha pelo passe livre e a criação de espaços para esporte, música, dança, estudo de idiomas e natação, com verbas públicas. Na sexualidade, uma das sugestões aponta o incentivo de debates, palestras e encontros com profissionais, pais e filhos, no espaço das escolas, além de questões ligadas à saúde e direitos sexuais.
No meio ambiente, a criação de parques e desenvolvimento da conscientização ambiental. Já no trabalho, a capacitação profissional, realizando cursos. Na cultura, preparar os professores para trabalhar as vocações artísticas dos jovens. Na área da política, criação de espaços para os jovens nos poderes públicos. Mídia, criação de oficinas voltadas à comunicação. Na Educação, retomada das cotas para alunos das escolas públicas nas universidades federais e estaduais.
De acordo com o secretário regional Valter José Gallina, “o momento é oportuno para as discussões, abrangendo temas pertinentes e atuais. Eles são os agentes transformadores da sociedade e não devem se manter à margem de decisões que venham influenciar seu futuro. O encontro foi produtivo, mobilizando um número significativo de jovens da região, que mostraram o desejo de, efetivamente, se envolver nas questões que os afetam diretamente”.
(Governo do Estado de SC, 25/02/08)