20 fev Jogos Olímpicos são atração na regata Mitsubishi, em Florianópolis
Uma equipe formada por três velejadores que estarão nos Jogos Olímpicos de Pequim foi atração no primeiro dia (19/02) de regata do Mitsubishi Motors Sailing Week Ilha de Santa Catarina, a maior competição náutica do sul do país, que acontece em Florianópolis até sábado, dia 23 de fevereiro. André Fonseca e Rodrigo Duarte, que disputarão na classe 49er e Samuel Albrecht, da 470, tripulam o atual campeão do circuito, o Mitsubishi Motors / Gol, de Eduardo Souza Ramos. “”Como conheço bem a raia, vou auxiliar o tático durante o percurso”, conta Fonseca.
André Fonseca e Rodrigo Duarte garantiram a vaga para as Olimpíadas na classe 49er durante o Mundial da Austrália, em janeiro desse ano, quando a dupla terminou em 11º lugar. “Foi um ótimo resultado e já estávamos felizes com o fato da conquista da vaga para as Olimpíadas, mas com essa colocação foi ainda melhor”, disse Bochecha, sete vezes campeão brasileiro na classe. Também do mundial da Austrália, saiu a classificação de Samuel Albrecht, que ao lado de Fábio Pillar, representará o Brasil na classe 470. “Estamos focados nas olimpíadas, mas velejar de oceano é sempre um treinamento complementar”, garante Samuca.
Um grande adversário para Fonseca e seus companheiros, será o bi-campeão da tradicional Santos-Rio, o veleiro Touché Super, de Ernesto Breda, um Botin Carkeek de 46 pés, que traz a bordo Alexandre Paradeda, medalha de ouro na classe Snipe nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Além dele, Breda conta ainda com a experiência de Cláudio Biekarck, seis medalhas pan-americanas ( Finn / 75, Ligthning 83/87/91/95/99) e Gunnar Ficker pentacampeão pan-americano de Ligthining (83/87/91/95/99).
Já o veleiro carioca Ventaneiro, apostou na experiência de Marcos Ribeiro, que em novembro do ano passado sagrou-se campeão mundial da classe Soling, ao lado de George Nehm e Lúcio Ribeiro. “Foi uma vitória emocionante, começamos bem, mas em segundo e depois viramos”, lembra
A primeira prova do Mitsubishi Motors Sailing Week começou hoje (19/02), ao meio dia, com uma regata de médio percurso. O trajeto tem cerca de 35 milhas náuticas (64 km) e em boas condições de vento, levará em torno de 6 horas para ser concluída. O percurso começou na baia de Jurerê, segue até Arvoredo, passando pela Ilha Deserta, Ilha do Mata Fome e Ilha do Francês. “Florianópolis é um dos melhores lugares para se velejar porque não é uma raia viciada e o que vale é a técnica do velejador”, conta Marcos Ribeiro, tático do veleiro carioca Ventania.
O campeão da primeira regata será conhecido apenas no início da noite. Além de pontuar para a Mitsubishi Motors Sailing Week Ilha de Santa Catarina, a competição é válida para a I Etapa do Campeonato Brasileiro das classes ORC Internacional e ORC-Club, realizada pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).
Palestra
No dia 21 de fevereiro, Betão Pandiani, um dos mais respeitados velejadores do país, será a grande atração do evento. Ele vai contar um pouco mais sobre a Travessia do Pacífico, seu mais novo projeto a bordo de um catamarã. Pandiani e seu companheiro Igor Bely encerraram em dezembro, em Mangareva na Polinésia francesa, a primeira etapa da viagem que pretende ligar o Chile à Austrália. Até agora, já percorreram 3,8 mil milhas do Pacifico Sul e aguardam, no Brasil, o fim da temporada de ciclones para retornarem ao mar. A palestra com Betão está marcada para as 17h30.
A Mitsubishi Motors Sailing Week Ilha de Santa Catarina é uma realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha com patrocínio master Mitsubishi Motors, patrocinio Unimed, HSBC e apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Fundesporte, Náutica, Capitania dos Portos e Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano.
(acontecendoaqui, 19/02/08)