13 fev Governo do Estado irá reduzir ainda mais os gastos com diárias
O Governo do Estado será ainda mais rigoroso no controle de gastos com diárias, bem como com despesas para remunerar contratos aditivos a obras em andamento. A decisão foi tomada na reunião do grupo gestor desta terça-feira (12/02), coordenada pelo secretário da Fazenda, Sérgio Alves.
Por força de decreto governamental, as obras públicas em Santa Catarina já não podem ter contratos aditivos de valores superiores a 5% do total do serviço. Também é necessário que as autorizações para que esses contratos sejam aditivados passem pelo crivo do grupo gestor. Os integrantes do grupo gestor garantem que agora vão ser criteriosos, na tentativa de baixar ainda mais os gastos com esse tipo de obra.
“Não adianta aumentar a arrecadação a cada mês e não trabalhar para reduzir despesas. Cabe, tranqüilamente, mais atenção nessa questão dos aditivos”, ponderou Sérgio Alves. Ele aprovou a proposta na reunião do grupo gestor, acompanhado do secretário de Planejamento (Altair Guidi), o de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Onofre Agostini), do procurador-geral (Sadi Lima), do diretor-geral da Secretaria de Articulação (Ari Vequi) e do presidente da Junta Comercial (Antônio Zimmermann).
Já quanto às diárias, ficou decidido que será traçada uma meta de redução no valor global anual, e que todas as secretarias, setoriais e regionais, terão que trabalhar para atingir esse total. O atual governo já tomou diversas medidas para redução do total gasto com diárias. Todas resultaram em efeitos positivos. Ainda assim, em 2007 o total de despesas empenhadas
para pagamento de diárias aos funcionários públicos estaduais chegou a R$28,5 milhões, praticamente repetindo os valores de 2006. Na reunião da próxima semana o comitê gestor vai definir a meta para 2008.
(ADJORI SC, 12/02/08)