01 fev Fecam elegeu novo presidente ontem em Florianópolis
O prefeito de Massaranduba, Dávio Leu (DEM) foi eleito por aclamação ontem (31/01) para a presidência da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) para mandato de um ano. Ele encabeçou chapa única composta por representantes de 20 associações de municípios e de 7 diferentes partidos políticos. Mais de 100 prefeitos estiveram presentes na Assembléia Geral Ordinária, realizada no auditório da Fiesc, em Florianópolis.
O prefeito da região Norte do Estado sucede o prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer (PP), que permanece no Conselho Executivo da Fecam como 1º vice-presidente. O prefeito de Chapadão do Lageado, Antonio Bizatto (PMDB) foi eleito como o 2º vice-presidente. O prefeito de Concórdia, Neodi Sarreta (PT), será o 3º vice-presidente. O prefeito de Tubarão, Carlos José Stüpp (PSDB), compõe a chapa como 1º secretário e o prefeito de Paraíso, Ênio Reckziegel (PPS), é o 2º secretário.
O novo Conselho Executivo terá como prioridade avançar na aprovação da pauta municipalista. Na esfera estadual, a isenção do ICMS na compra de máquinas e equipamentos pelas prefeituras terá atenção especial dos prefeitos eleitos, bem como o partilhamento dos fundos estaduais com os municípios e o aumento do orçamento do transporte escolar.
Garantir a participação dos prefeitos nas discussões da proposta do governo federal para a reforma tributária e promover desta forma a revisão do Pacto Federativo, que assegurará mais recursos aos municípios, foi destacada como prioridade do novo presidente em seu discurso de posse. “A Fecam estará vigilante às ações do governo federal em relação ao projeto da Reforma Tributária, para que a discussão da partilha dos tributos não seja realizada apenas com os governadores, mas com a participação dos prefeitos”, disse.
(A Tribuna, 01/02/08)