01 fev Carros demais nas ruas
Virou rotina. Todos os dias os grandes congestionamentos de carro se repetem em diversos cantos de Florianópolis. De acordo com levantamento do Detran – Departamento de Trânsito de Santa Catarina, são 223.177 mil veículos na Capital, sendo que 209.745 mil são de uso particular.
Segundo a coordenadora do Detran, Rosângela Bittencourt, o número de veículos aumenta, mas não o número de ruas: “Florianópolis possui uma característica especial por ser uma Ilha, sendo assim não há como aumentar as ruas, isto faz com que ocorram as grandes filas”.
Este crescimento também se justifica com as facilidades no acesso ao crédito para a compra de carros e motos. A pesquisa da Fecomércio aponta um aumento de 30% na comercialização de veículos entre 2006 e 2007.
Segundo a vereadora Ângela Albino, Florianópolis é a cidade do país que tem o maior número de carros por habitante: “há uma questão de concepção que precisamos investir, mesmo que para gerações futuras, isto inclui o transporte marítimo, estímulo a ciclovias com o uso de biclicletas e principalmente o uso do transporte coletivo de qualidade, barato e que a classe média também se interesse em usar”.
O aumento de veículos serve como um alerta para a necessidade de políticas públicas eficazes de transporte e circulação que estão integradas ao tema da mobilidade urbana.
(Scarlet Silva, Câmara Municipal de Florianópolis, 01/02/08)