28 jan FloripAmanhã no Congresso Mundial de Reservas da Biosfera
A partir do próximo dia 4/02, Madrid, na Espanha, será sede do 3º Congresso Mundial de Reservas da Biosfera. O evento tem como objetivo analisar os resultados práticos da Estratégia de Sevilha e do Marco Estatutário de 1995, avaliar os avanços alcançados e traçar plano de ação para o período de 2008 a 2013 nas 507 Reservas de Biosfera (RB) declaradas em mais de cem países. Uma delas é Florianópolis, reconhecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A presidente da Ong FloripAmanhã, Anita Pires, participa do evento a convite da Unesco. “É um evento técnico, com especialistas de todo o mundo. O objetivo do projeto é reunir áreas de proteção natural com áreas de espaço urbano manejadas de forma sustentável”, resume Anita.
De acordo com ela, a Ong está preparando um projeto de estudos sobre Florianópolis com vistas à construção de cenários ate 2030. “Esse projeto nos permitirá planejar o desenvolvimento do município, que nunca teve planejamento e cresce sem rumo, inviabilizando a qualidade de vida das pessoas que moram aqui e também seu desenvolvimento produtivo – fundamental para geração de trabalho e riqueza”, diz.
Para a presidente da FloripAmanhã, o projeto de longo prazo possibilitará a troca de experiências e ajuda internacional. “É uma oportunidade que a cidade precisa aproveitar. Estamos em um ano eleitoral e os eleitores poderão negociar com os candidatos o comprometimento com o planejamento da cidade, com a preservação e o desenvolvimento social, econômico e ambiental”, completa.
O prefeito Dário Berger, o secretário municipal de Turismo, Mário Cavallazzi, e o diretor presidente do Ipuf, Ildo Rosa, também participam, assim como os presidentes do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Érico Porto Filho, e da Fapesc, Diomário de Queiroz.
A proposta do modelo de Reservas da Biosfera em ambientes urbanos está baseada numa metodologia da Unesco que teve início duas décadas atrás e tem uma abordagem que integra o modelo clássico de Reservas da Biosfera a questões essenciais que emergem da ecologia urbana.
O evento segue até 9 de fevereiro no Palacio Municipal de Congresos de Madri. Participam do Congresso os representantes das RBs em todo o mundo, os membros dos comitês nacionais para o Programa MaB e organizações internacionais e não-governamentais relacionadas às RBs.