31 jan Defesa Civil pede que moradores de Florianópolis evitem sair de casa
A Defesa Civil Estadual faz um apelo aos moradores de Florianópolis, que está com diversas áreas alagadas e encostas com riscos de deslizamento: a orientação é para que as pessoas só saiam de casa em caso de extrema urgência. De acordo com o Capitão Márcio Luiz Alves, diretor do órgão, será solicitado um apoio do exército, já que o Corpo de Bombeiros está com o efetivo todo comprometido.
Segundo Alves, há dois riscos na Capital: de deslizamento, em regiões de morros e encostas, e de alagamentos, registrados em praticamente todos os bairros da cidade. Na avenida Rio Branco, no Centro da Cidade, alguns carros estão com os pneus totalmente encobertos.
”Há uma questão de saúde pública também. As pessoas devem evitar ao máximo transitar nas áreas alagadas”, alertou.
Outra orientação é para que os moradores que verifiquem sinais de rachaduras nas encostas avisam à Defesa Civil, já que elas podem provocar deslizamento de terra. Embora ainda não tenha um levantamento oficial, são observados alguns problemas no Morro da Queimada e José Mendes.
Os telefone para emergências é o 199. A Guarda Municipal de Florianópolis também tem um telefone de emergência para quem tiver problemas no trânsito, o 153. Conforme informações da Defesa Civil, muitas pessoas estão “ilhadas” dentro de seus carros.
(DC, 31/01/08)