25 jan Celesc abre licitação para linhas
A Celesc lançou, finalmente, o edital para a instalação das duas linhas de transmissão de energia que interligarão as subestações Ilha-Centro e Ilha-Trindade à nova subestação de Florianópolis, que será construída no bairro Agronômica.
A abertura do primeiro envelope com as propostas dos empreendimentos está prevista para o próximo dia 27/01.
A expectativa é assinar o contrato para a obra em até 60 dias e iniciar os serviços no dia seguinte ao acordo, segundo o diretor técnico da Celesc, Eduardo Carvalho Sitônio. “É claro que esse prazo pode se estender, em função dos trâmites que a empresa, por ser estatal, tem que seguir. Ainda não sabemos se alguém vai recorrer após a abertura do primeiro envelope, por exemplo, mas nossa intenção é começar as obras o mais rápido possível”, afirma.
A subestação da Agronômica aliviará a carga concentrada hoje na subestação Ilha-Centro, melhorando a distribuição de energia no Município. O projeto também prevê características diferenciais para a obra.
Uma delas é que a nova subestação será blindada e abrigada, com todos os equipamentos instalados em uma única edificação, com transformadores de baixo ruído operacional e protegidos por sistema anti-incêndio. O objetivo é finalizar a linha de transmissão entre as subestações Ilha-Centro e Trindade até novembro e ativar o equipamento até dezembro deste ano, informa Sitônio.
(AN Capital, 25/01/08)