Berger: moratória já

Berger: moratória já

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 10/01/08)
Reunido com os principais assessores, o prefeito Dário Berger (PMDB) decidiu convocar a Câmara Municipal para um período extra já a partir da próxima semana. O procurador Jaime José de Souza está elaborando os cinco projetos. Três deles são considerados polêmicos, alguns até explosivos, mas identificados com a necessidade de planejamento na Ilha de Santa Catarina.
O primeiro dispõe sobre moratória de construção de edifícios residenciais e comerciais na Bacia do Itacorubi. Córrego Grande, Santa Mônica, João Paulo e Itacorubi terão um basta na especulação imobiliária altamente predatória. Dezenas de novos prédios estão sendo construídos sem qualquer melhoria no sistema viário, sem ampliação nos serviços de água e nenhum sistema de esgoto sanitário. Irracionalidade, um escândalo!
O segundo procura regularizar 82% dos estabelecimentos da Capital que funcionam hoje pelo chamado ex-officio, um critério fixado pelo Executivo há mais de 20 anos. Segundo Dário Berger, “protegia os favoritos do rei” e acabou se transformando em prática usual em toda a cidade. De acordo com o prefeito, prédios com grande demanda popular, como Ceisa Center, Edifício Dias Velho, Aeroporto Hercílio Luz e até o Tribunal de Justiça e a Polícia Federal funcionam até hoje sem habite-se.