13 dez Sul da Ilha vai ganhar um Pronto Atendimento 24 horas
A unidade, que deverá ser entregue em maio de 2008, vai funcionar junto à Policlínica Municipal Sul. A previsão inicial é de que cerca de 250 pessoas sejam atendidas por dia em situações de urgência e emergência.
Este será o primeiro pronto socorro construído naquela região, que conta hoje com cerca de 90 mil habitantes. O Secretário Municipal de Saúde, João José Candido da Silva, destaca que em alguns casos a distância entre a residência do paciente e a emergência mais próxima ultrapassa atualmente os 35 quilômetros. Além disso, em virtude do trânsito, o tempo de deslocamento em veículo particular pode ser superior a uma hora e em ambulância a não menos de 25 minutos. “Com a entrega desta nova unidade, ao lado do TIRIO, este tempo será reduzido pela metade ou até menos”, destaca ele.
Policlínica Sul
A entrega do Pronto Atendimento irá acontecer juntamente com a inauguração da primeira Policlínica da região sul de Florianópolis. A nova unidade, com capacidade para atender mais de 400 pessoas por dia, terá uma área construída de 1.955 m2 e custou aos cofres municipais cerca de R$ 1 milhão e 500 mil. No local serão oferecidas gratuitamente consultas em oito especialidades médicas, selecionadas entre as mais procuradas. Apenas os pacientes encaminhados pelos Postos de Saúde serão atendidos.
(Caê de Castro, Prefeitura Municipal de Florianópolis, 12/12/2007)