12 dez FloripAmanhã cria Câmaras de Trabalho
RETROSPECTIVA 2007: Para aperfeiçoar os trabalhos, a FloripAmanhã criou, em maio, câmaras setoriais que dividem as atividades em cinco áreas de atuação. Por meio das câmaras, as atividades foram classificadas e organizadas, e os resultados vieram como conseqüência. Confira alguns destaques de cada segmento:
Cidade Criativa – Coordenador: Marcelo Guimarães – a proposta inclui a viabilização do Centro de Saber Experiência Sapiens, baseado na reserva da Biosfera Urbana de Florianópolis, além do programa de inclusão digital. Em audiência com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o coordenador conseguiu o comprometimento de investimento federal para as ações iniciais.
Outra conquista da câmara foi a participação da FloripAmanhã no estande de Santa Catarina na Futurecom, em outubro. Além de mostrar ao público algumas iniciativas que exploram a vocação natural da cidade para desenvolvimento de projetos tecnológicos, a FloripAmanhã distribuiu sacolas ecológicas em tecido, produzidas pela empresa RenauxView, de Brusque, com apoio da Fundação Certi. O objetivo é estimular as pessoas a diminuir a quantidade de embalagens plásticas utilizadas nas compras em feiras e supermercados.
Turismo – Coordenador: Samuel Koch – Promoção do artesanato e capacitação dos prestadores de serviços de Turismo são as principais metas. Com o apoio da FloripAmanhã, a Feira de Artesanato, Gastronomia, Arte e Cultura de Florianópolis – Feira Arte Floripa aconteceu todos os sábados na Praça XV de Novembro, no Centro da cidade, das 10h às 17h, e no segundo domingo de cada mês no Parque da Luz, situado na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, das 9h às 16h.
A feira é resultado de um projeto de extensão do NIPE (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão, do Centro de Ciências da Administração – CCA/ESAG da UDESC), no qual ocorre a incubação de projetos sociais, voltados ao empreendedorismo e a geração de renda ao segmento do terceiro setor.
A Floripamanhã também apoiou o evento Seminário Turismo Sustentável & Infância – Formação de Agentes Multiplicadores realizado em setembro. O objetivo foi sensibilizar, mobilizar e qualificar a cadeia produtiva do turismo para a proteção de crianças e adolescentes da exploração sexual no turismo.
Segurança – Coordenador: Cel. Dejair Vicente Pinto – Além do fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança, foram iniciados os trabalhos para um projeto de atuação do terceiro setor na segurança de Florianópolis.
Desenvolvimento Urbano – Coordenadora: Zena Becker – A Ong ajudou a viabilizar em junho a festa junina Luar do Sertão, uma promoção da AMOSC (Associação de Moradores do Sertão do Córrego Grande), presidida pelo arquiteto César Floriano – participante também da Oficina de desenho Urbano. A festa, além de confraternizar a comunidade. Teve o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a necessidade de compra da área hoje utilizada como praça central, mas que pertence ao setor privado e de arrecadar fundos para manter a casa comunitária onde são desenvolvidos trabalhos de oficinas de criação, reforço escolar, educação para a saúde para cerca de 100 adultos e 150 crianças.
Também competem à esta câmara as adoções de espaços públicos e a Oficina de Desenho Urbano.
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Em agosto, com participação da Ong, foi protocolado na Câmara de Vereadores o projeto de lei para a instituição do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro.
A FloripAmanhã está participando também da campanha pela adoção em Santa Catarina do ICMS Ecológico – um remanejamento de receita tributária, com base na proteção ambiental que um determinado município aplica no seu território.
Também em agosto manifestamos formalmente à Epagri nosso apoio às ações para implantação do primeiro Jardim Botânico. Colocamos à disposição em nossa página todas as informações disponíveis para que a comunidade pudesse se informar sobre o projeto, que teve o lançamento da pedra fundamental recentemente.
E entre os destaques da câmara em 2007, está a inclusão da FloripAmanhã no Projeto Bandeira Azul – um símbolo internacional de garantia de qualidade de praias e marinas que atendem a um conjunto de requisitos tendo como base critérios de qualidade sócio-ambiental.