17 dez Novo Plano Diretor deve mudar regras
O diretor-presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Ildo Rosa, admite que o Plano Diretor de 97 já foi alterado “mais de 300 vezes” e a cidade toda sofre com o processo de verticalização. Conforme Rosa, Florianópolis precisa adotar um estudo de impacto de vizinhança, já realizado em outras capitais do País, a fim de regulamentar o crescimento e garantir a infra-estrutura dos bairros.
O novo Plano Diretor, de acordo com o presidente do Ipuf, deverá reverter o cenário. “Alguns bairros têm mais de oito tipos de zoneamento. Vamos propor uma mudança bem drástica e deixar as regras claras, com o objetivo de evitar essa especulação. A idéia é fazer com que cada bairro tenha um tipo de zoneamento predominante”, comenta.
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) admite que há intermitência no abastecimento do local em função do crescimento da área. Segundo o superintendente da região metropolitana da estatal, Carlos Alberto Coutinho, uma adutora com capacidade para 1,2 mil mililitros de água está em processo licitatório no momento. “Não podemos definir um prazo ainda, mas a expectativa é de que as obras sejam iniciadas no início de 2008”, afirma Coutinho.
(AN Capital, 17/12/2007)