09 nov Shoppings de Florianópolis descumprem legislação sobre bicicletas
Quando se fala em desrespeito aos ciclistas, não devemos pensar apenas no poder público, que praticamente não investe em equipamentos e estruturas para a sua segurança, ou nos motoristas, que agem com imprudência e, às vezes, ma fé no trânsito.
As empresas privadas também reproduzem a cultura de privilégio ao automóvel particular e não oferecem sequer vagas para seus clientes que usam bicicletas. O Beira Mar Shopping Center, inaugurado em 1993, possui bicicletários, entretanto em número inadequado, de acordo com a legislação vigente (Lei Complementar de Florianópolis nº 155/05).
Seus dois novos concorrentes, o Floripa Shopping Center e o Iguatemi Shopping Center, instalaram os equipamentos, mas igualmente descumprem o regulamento pelo pequeno número de vagas; além disso, os usuários estão insatisfeitos, porque o estacionamento ficou distante da entrada, como se as bicicletas envergonhassem o estabelecimento, e desprotegido, favorecendo o roubo dos veículos, que em muitos casos custam mais de mil reais.
A VIACICLO, uma ONG que há seis anos defende os ciclousuários da região, já procurou a direção dos dois novos Shoppings para solicitar adequações, não encontrou resposta positiva.
“As empresas têm que tratar todos os seus clientes sem distinção”, afirma Giselle Xavier, presidenta da VIACICLO. Além disso, “elas poderiam dar o exemplo de uma mudança de cultura que se faz necessária para a qualidade de vida de Florianópolis”.
A VIACICLO está vigilante e pretende oferecer denúncia formal ao Ministério Público Estadual caso a reivindicação não seja atendida.
Saiba mais sobre o assunto em matéria publicada no jornal A Notícia do dia 26 de Julho de 2007.
(Floripa Real, 2/11)