SC inova para conter efeito estufa

SC inova para conter efeito estufa

Da coluna de Estela Benetti (DC, 28/11/2007).

A patente internacional obtida pela empresa catarinense CarbonoBrasil Tecnologia e Serviços Ambientais, cuja inovação consiste no uso do plasma térmico para tratar gases poluentes e do efeito estufa, promete ser a grande novidade a ser anunciada durante a Eco Power Conference, que será aberta hoje à noite, no Costão do Santinho, em Florianópolis.

A tecnologia, que envolveu vários pesquisadores, principalmente da área de química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), utiliza o plasma (um gás ionizado que pode alcançar temperaturas de até 50.000ºC e cria um fluxo de elétrons com velocidade de até 6 mil quilômetros por segundo) para degradar as moléculas de gases como o CO2, principal causador do aquecimento global. A solução pode ser instalada em usinas termelétricas, escapamentos de veículos e chaminés de indústrias.

Conforme o presidente da CarbonoBrasil, Rui Fernando Müller, a idéia é viável porque apresenta uma solução simples e eficiente para um problema mundial, podendo ser adaptada em qualquer fonte emissora de gases poluentes e de efeito estufa. E as empresas que adotarem a tecnologia poderão vender créditos de carbono. Agora com a patente, a CarbonoBrasil procurará transformar a inovação em produtos. A empresa vai apresentar sua tecnologia à imprensa às 14h30min de amanhã, na Eco Power.