21 nov Moradores denunciam abandono de bairro
Ruas esburacadas, calçadas mal conservadas e muito sujeira no rio Pau do Barco, que corta o Monte Verde, são apenas algumas das reclamações dos moradores e comerciantes do bairro. Segundo eles, a situação de abandono se arrasta há anos e a Prefeitura não toma providências para resolver o problema.
Morando ao lado do rio Pau do Barro, o funcionário público Vanderlei Kincheski reclama que o mau cheiro e a presença desagradável de borrachudos, principalmente durante a noite, são os maiores incômodos dos moradores que têm suas casas próximas ao rio. Se não bastasse isso, Kincheski lamenta que o único conselho de moradores do bairro estar desativado, o que prejudica na luta coletiva por melhores condições. “É muito ruim morar num lugar sem estrutura”, disse.
O aposentado Manoel João Basseli, 79 anos, morador da rua Salgueiro, diz que acha vergonhosa a situação de abandono das ruas do bairro onde vive. Bem em frente da sua casa, os buracos estão grandes, obrigando os motoristas a desviarem para perto da calçada da sua residência. “Graças a Deus ainda não aconteceu nenhum acidente aqui, mas se nada for feito temo pelo pior.”
A comerciante Maria Madalena Inácio é proprietária de um restaurante no bairro há mais de quatro anos. Ela aponta que os moradores se sentem despro-tegidos pela administração pública, que não se preocupa com o local há muitos anos. Além dos problemas no calçamento, Maria afirma que as ruas estão descuidadas.
Próximo ao seu restaurante, um bueiro está aberto há mais de três anos. “Acho vergonhosa a falta de cuidado com o nosso bairro. Esse bueiro da minha rua está aberto há mais de três anos. Já tivemos carros que caíram ali dentro. Até quando vão nos deixar abandonados?”, criticou.
Secretário diz que obras vão ser realizadas
Procurado, ontem à tarde, para comentar sobre as críticas dos moradores e comerciantes do bairro Monte Verde, o secretário de Obras de Florianópolis, Carlos Schwabe afirmou que ainda este mês deverá ser iniciada a reforma na praça Osni Ferreira. A revitalização da área de-verá ser completa.
Sobre a situação das ruas locais, o secretário explicou que está no cronograma da Prefeitura, também neste ano, um serviço de manutenção. A limpeza do rio Pau do Barco já consta na listagem de obras a serem feitas pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).
(André Luís Cia, A Notícia, 21/11/2007)