29 nov Empresas cadastradas na Prefeitura entregam óleo
Hoje, a ação reúne 133 empresas em processo de licenciamento na Prefeitura para doar óleo vegetal, e outras 108 no caso do óleo mineral, utilizados diariamente. Três empreendimentos locais fazem a coleta. A iniciativa arrecada, em média, 30 mil litros de óleo que seriam jogados na rede pluvial e poderão ser utilizados na fabricação de biocombustíveis, ração animal e produtos de limpeza.
Óleos e graxas são substâncias orgânicas. Quando presentes na água do mar, rios, rede pluvial e esgoto, significa que houve despejo incorreto de efluentes, especialmente de óleo de cozinha através do ralo da pia. Estudos feitos por órgãos ambientais revelam que cada litro de óleo jogado fora implica na contaminação de um milhão de litros de água.
Segundo pesquisas do Centro de Estudos Integrados sobre o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O gás é um dos principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Se misturado ao álcool, o óleo saturado pode se transformar em biodiesel, reduzindo a emissão de dióxido de carbono em 78%, e a liberação de enxofre na atmosfera em 98%, além de ser biodegradável.
(A Notícia, 29/11/2007)