UFSC é palco de discussões sobre o passado, presente e o futuro da geografia urbana brasileira

UFSC é palco de discussões sobre o passado, presente e o futuro da geografia urbana brasileira

Trajetórias da Geografia Urbana no Brasil: tradições e perspectivas é o tema do X Simpósio Nacional de Geografia Urbana, que será realizado entre os das 29 de outubro e 2 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O evento acontece de dois em dois anos e tem o objetivo de conhecer e discutir a produção científica recente na área de Geografia Urbana, criar um ambiente de troca científica entre as diversas gerações, fomentando a formação de jovens pesquisadores, resgatar as tradições da pesquisa na geografia urbana e debater o futuro próximo desse campo de conhecimento, das cidades e da urbanização.

Um dos organizadores do evento, professor José Carlos Espíndola, explica que o grande diferencial do simpósio é a pouca quantidade de mesas de discussões num mesmo horário, para que os participantes possam acompanhar mais temáticas.

Na estrutura do evento estão as sessões temáticas, em três eixos principais: a cidade e o urbano, as relações entre o rural e o urbano e redes de cidades e dinâmica territorial. Nestas sessões, serão apresentados os trabalhos selecionados, 114 orais e 41 painéis. Há ainda as grandes mesas, dentre elas, duas específicas sobre o Sul do país Santa Catarina: unidade e diversidade no processo de urbanização e Diferenças da urbanização da Região Sul.

Espíndola destaca ainda a mesa “Em direção a uma agenda comum de cooperação acadêmica de ensino e pesquisa em Geografia Urbana” que analisará o currículo e os programas na graduação e pós-graduação da área, nas principais universidades do Brasil. Para isso, foram convidados pesquisadores de todas as regiões do país.

O último dia do evento será reservado para o Trabalho de Campo. Serão três rotas, todas com origem em Florianópolis e destino ao vale do Itajaí, ao Sul do Estado (cidades de Laguna, Capivari, Tubarão e Criciúma) e à Ilha de Santa Catarina, caracterizando os processos de urbanização em Jurerê Internacional e no Campeche. Cada ônibus terá capacidade para 80 pessoas e dois monitores acompanharão cada excursão. O professor José Espíndola esclarece que quem não está inscrito no simpósio pode participar dos passeios e as inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas pelo site do evento.

Outras informações sobre o X Simpósio Nacional de Geografia Urbana em www.xsimpurb.ufsc.br
e nos telefones 3721-8580 / 3721-9412

(Fernanda Rebelo, Agecom, 22/10/2007)