10 out Seis Vezes Floripa com Murilo Flores
A FloripAmanhã está promovendo uma série de entrevistas com personalidades que participam dos rumos da cidade. São seis perguntas que buscam a opinião dessas pessoas sobre o futuro de Floripa. Nosso convidado desta edição é Murilo Flores, presidente da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), entidade responsável pelo projeto do Jardim Botânico de Florianópolis. Engenheiro agrônomo, com mestrado em economia e doutorado em sociologia política, Murilo também foi presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e secretário de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura. Conheça algumas opiniões dele:
1- O que fazer imediatamente:
Definir um Plano Diretor que respeite a preservação do patrimônio natural e do patrimônio histórico-cultural do município, fazendo com que o crescimento econômico seja fortalecido por sua integração com atributos que são específicos da cidade, e que a diferenciam do conjunto de municípios brasileiros.
2. O que não fazer nunca:
Negligenciar a importância da cultura local para a identidade florianopolitana, deixando-se que se perca algo que somente os que vivem aqui possuem.
3. O grande projeto:
Transformar as grandes áreas públicas (principalmente praças, praias) em lugares aprazíveis, onde haja uma perfeita integração entre a construção civil e o valor intangível fornecido por esses locais. Complementar a isso, investir na recuperação do patrimônio arquitetônico que valorize a imagem da cidade.
4. Um pedacinho de terra :
Lagoa da Conceição, onde a linda paisagem abriga a grande diversidade de formas de vida da ilha.
5. Viver bem Floripa é:
Saber apreciar o moderno e o bucólico num mesmo lugar.
6. Sou FloripAmanhã porque:
Tenho a certeza de que construiremos em conjunto uma cidade que vai ser um exemplo de desenvolvimento sustentável, valorizando o humanismo e a natureza.