01 out Prêmio Nobel na Eco Power
O prêmio Nobel da Paz de 2006, o bengalês Muhammad Yunus, fundador do banco de microcrédito Grameen, é uma das estrelas confirmadas para Eco Power Conferece – Fórum Internacional de Energia Renovável, nos dias 28 a 30 de novembro, no Costão do Santinho.
A expectativa dos organizadores é colocar Florianópolis no roteiro universal deste tipo de realização: reunir ciência, tecnologia, atividade ambiental, conscientização e geração de negócios no mesmo ambiente.
O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e o ex-governador do Paraná Jaime Lerner, mais o físico e ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo José Goldenberg, são outras presenças já confirmadas.
Lerner, famoso por ser um dos precursores enquanto planejador urbano, será o curador do fórum Ecópolis – Cidades Sustentáveis,. Já Goldenberg comandará os debates em torno das energias renováveis.
– Florianópolis tem uma agenda muito forte. Queremos fazer o maior evento deste tipo da América Latina – projeta, confiante, um dos organizadores, Ricardo Bornhausen.
Ele lembra que, somente em 2006, os negócios em torno das energias renováveis geraram US$ 60 bilhões. A Eco Power 2007 já tem como âncoras de patrocínios. Entre eles, o Banco Real e a Bunge, além da parceira com o governo do Estado de Santa Catarina.
Ricardo Bornhausen está otimista. Destaca as belezas naturais da Ilha e lembra que a Capital dos catarinenses é uma das cidades do novo século, segundo o Massachusetts Institute of Technology (MIT), ao lado de Helsinque (Finlândia), Copenhague (Dinamarca) e Seul (Coréia do Sul).
Florianópolis também é considerada uma das 10 metrópoles mais dinâmicas do mundo, de acordo a prestigiada revista norte-americana NewsWeek.
(DC, 30/09/2007)