22 out Lagoa ganha nova ponte em 2008
As preocupações com a ponte que liga o centrinho da Lagoa da Conceição à Avenida das Rendeiras, em Florianópolis, estão prestes a acabar, segundo a Secretaria de Obras da Capital.
A ligação construída na década de 60 para suportar até 45 toneladas será substituída por uma nova ponte ainda em 2008.
O novo modelo será de uma ponte estaiada, caracterizada pela base metálica e uma torre de aço sustentando a estrutura.
O investimento ainda está sendo orçado, mas o secretário de Obras, Carlos Schwabes, adianta que deve ficar entre R$ 3,5 e R$ 4 milhões.
A atual ponte apresentou problemas em suas bases há três anos, quando a erosão nas fundações fez com que rachaduras surgissem. Na época, o muro foi reforçado.
Apesar de segura, os moradores mais antigos da região acreditam que está na hora de ela ser trocada.
‘Ela merecia um alargamento, porque para os caminhões grandes ela é um problema’, relata o aposentado Adriano Andrino de Oliveira, 86 anos. ‘Ela foi construída na época de Osmar Cunha’, lembra.
Vão aumenta de 8 para 40 metros
O secretário de Obras diz que o projeto da nova ponte aguarda licenciamento ambiental e que a travessia atual já causa forte impacto na região, o que deve ser corrigido.
A ponte foi construída sobre aterro, com um vão para passagem de água muito estreito – 8 metros -, o que causa a proliferação de algas e mortandade de peixes. ‘O vão de passagem de água será maior, de uns 40 metros’, informa.
O engenheiro Luis Américo Medeiros, da divisão de projetos da secretaria, explica que, com a retirada do aterro, a Lagoa, naquele trecho, voltará a ter em média três metros de profundidade, o que mudará o cenário para melhor.
‘Irá acontecer um processo de divulgação das mudanças, porque muita gente está acostumada com o aterro’, ressalta.
(Notícias do Dia, 21/10/2007)