31 out Avança obra na Hercílio Luz
As novidades técnicas e o andamento das obras de restauração da Ponte Hercílio Luz foram apresentados ao público, ontem à noite, na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE).
Os engenheiros envolvidos no processo atualizaram as informações referentes à reabilitação e falaram sobre a sistemática que está sendo planejada para a alteração do sistema de suspensão. O edital para a segunda etapa de obras já foi lançado, e as propostas serão conhecidas no dia 7 de dezembro.
O presidente do Deinfra, Romualdo França, explicou que sempre que a restauração entra em alguma fase importante, o órgão realiza apresentações e palestras para divulgar as informações ao público.
No caso da Associação Catarinense de Engenheiros, o interesse é ainda maior, devido a toda inovação técnica que uma obra como a revitalização da ponte Hercílio Luz representa.
– É uma obra bastante complexa, sendo no Brasil uma oportunidade inédita, já que não temos nenhuma outra ponte com as mesmas características – comentou.
De acordo com o presidente do Deinfra, cerca de 75% dos trabalhos da primeira etapa de reforma já foram concluídos. Foram finalizadas, por exemplo, as obras na cabeceira insular, como a reforma da estrutura metálica, recuperação das peças (jateamento e pintura) e substituição dos rebites. Na parte continental estão sendo realizadas a recuperação de vigas e tecidos metálicos, substituição dos rebites e tratamentos das peças.
A previsão é de que a primeira fase das obras esteja pronta até janeiro, o que garantirá a estabilidade da estrutura para o início da segunda etapa, a troca do sistema de fundação do vão pênsil.
Nesta fase, deverá ser feita a troca dos cabos de suspensão da ponte e o reforço dos blocos de ancoragem. A reabilitação da ponte é estimada em e R$ 80 milhões, recursos obtidos através do Fundo Social do governo do Estado, e a previsão é que seja finalizada em 2010.
(DC, 31/10/2007)