28 ago Resultado do censo IBGE sai sexta-feira
Medo e resistência da população e pessoas não encontradas em casa foram as dificuldades enfrentadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Censo 2007 na Grande Florianópolis. Mas a região foi uma das que menos apresentou problemas no Estado.
Segundo a coordenadora de divulgação do IBGE em Santa Catarina, Sueni Juraci de Mello dos Santos, na sexta-feira, o instituto deve divulgar os resultados da contagem populacional feita em cidades com até 170 mil habitantes e do censo agropecuário, que vai revelar o perfil dos agricultores e pecuaristas do Estado, além quantificar a produção do setor. Na Grande Florianópolis, a Capital e São José ficaram de fora da contagem.
Os recenseadores encontraram problemas na cidade e no campo. Na zona rural, a população não recebia os funcionários do IBGE, temendo que fossem ladrões disfarçados. Em Palhoça, a rejeição dos moradores fez o IBGE pedir ajuda à prefeitura para divulgação do trabalho do órgão federal.
Visitas a escolas e propaganda em carro de som foram alguns dos artifícios usados pelo instituto para atrair maior adesão popular em algumas cidades. Em alguns locais, o IBGE fez uma segunda etapa de visitas este mês, focando as casas que estavam fechadas na primeira etapa, finalizada em 31 de julho.
A contagem populacional vai atualizar dados do censo de 2000. Por meio dos questionários, o instituto vai poder analisar o processo migratório em diversas regiões do país. O principal objetivo é fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, com recursos repar-tidos conforme o número de moradores.
A pesquisa agropecuária vai traçar um perfil de 5,7 milhões de estabelecimentos de agricultura, silvicultura (produtos florestais), pecuária, aqüicultura, apicultura, sericicultura (criação de bicho-da-seda), extração vegetal, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários em todas as cidades brasileiras. O censo revelará as mudanças que ocorreram no setor desde o último levantamento, realizado em 1996.
(Felipe Silva, A Notícia, 28/08/2007)