Rede pluvial causa alagamento

Rede pluvial causa alagamento

Moradores da rua dos Canteiros, no Campeche, estão preocupados com o entupimento dos canos da rede pluvial. Eles convivem com alagamento dos bueiros e temem que o problema afete também o calçamento da rua, que hoje já apresenta falhas e buracos. Quando chove, a situação fica mais complicada.

Aírton Pereira, 68 anos, mora há 22 no local. Ele lembra que há oito anos os moradores se mobilizaram para instalar os canos na via. Contrataram uma empresa de São Paulo para fazer o serviço e bancaram o trabalho com recursos próprios. Mas a instalação foi realizada apenas no trajeto da rua, sem concluir a ligação com a tubulação instalada na região. “A água não tem escoamento para o outro lado”, explica.

Com o problema, alguns bueiros chegam a transbordar. Outros estão cheios de areia. Pereira diz que a Prefeitura já fez limpezas no local, a última delas há cerca de quatro meses, mas o problema sempre volta. “No verão, a situação vai ficar ainda pior. Temos medo que essa água parada vire foco para mosquito da dengue”, reclama. “A situação da rua está horrível. Além dos buracos, o problema se agrava porque muita gente corta caminho aqui”, acrescenta Alice Muleder, que mora há seis anos no local.

Aloysio Machado Neto, 30, teme também pela segurança das crianças que brincam nas ruas. “Alguém pode se machucar. E essa situação, do jeito que está, pode provocar problemas de saúde também”, afirma.

A Secretaria de Obras da Prefeitura informou que está programando o envio de um caminhão hidrojato para limpar o local.

(A Notícia, 07/08/2007)