23 ago Rede de esgoto beneficiará maricultura em Florianópolis
As comunidades de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui terão dentro de um ano, a implantação de uma rede de esgoto sanitário que beneficiará diretamente as atividades de maricultura na região. A ordem de serviço será assinada hoje à noite, no Clube Avante, em Santo Antônio da Lisboa, pela Prefeitura de Florianópolis e Casan.
O custo das obras está orçado em R$ 1, 8 milhão. A implantação do sistema nessa região faz parte de um convênio assinado entre os dois setores, que prevê melhorias na rede coletora de Florianópolis, nos próximos quatro anos, totalizando um investimento de de R$ 140 milhões.
Segundo o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Átila Rocha dos Santos, a meta é que a população atendida com saneamento básico em Florianópolis aumente de 35% para 70% nos próximos quatro anos, se igualando aos índices das melhores cidades européias. “Vamos mais do que dobrar o atendimento e passaremos a média nacional que é de 50%”, garantiu.
Santos destacou que as obras de saneamento nestas três comunidades era uma reivindicação antiga da população local – estimada em mais de 15 mil pessoas – e que contribuirá para o fortalecimento da importância turística da região, que é concentrada na maricultura.
Com a ordem de serviço, a Prefeitura também abrirá um processo licitatório para melhorias na região, com calçamento, pavimentação asfáltica e implantação de ciclovias.
O presidente da Associação Recreativa Cultural e Esportiva Avante, Edenaldo Lisboa da Cunha, o Feijão, disse que a população dos três bairros têm de comemorar essa conquista, pois o pedido para a implantação da rede de esgoto na região já dura mais de 20 anos.
Para o presidente da Associação dos Maricultores do Norte da Ilha, Nei Leonardo Nolli, as obras de esgoto vão beneficiar diretamente os maricultores, que terão melhores condições .
(A Notícia, 23/08/2007)