Recolhimento de lixo provoca preocupação

Recolhimento de lixo provoca preocupação

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) solicitando informações sobre a existência de alvarás liberando empresas privadas a coletarem lixo em empreendimentos comerciais.

Para o diretor institucional do Sintrasem, Charles Pires, o questionamento é necessário já que a Companhia de Melhoramento da Capital (Comcap) teria exclusividade deste serviço. A preocupação do Sindicato é que a atuação destas empresas possa significar o início de um processo de terceirização do setor.

O diretor administrativo financeiro da Comcap, Irineu Theiss, confirma que a Companhia detém a concessão para a coleta em Florianópolis, no que diz respeito ao lixo domiciliar, comercial e público. No entanto, ele esclarece que alguns grandes geradores de lixo, como shoppings centers, que exigem uma freqüência maior e horário diferenciado entram na categoria de coleta especial e podem contratar um serviço particular para este fim.

A Brooks Ambiental, de Palhoça realiza coleta para alguns empreendimentos de grande porte da Capital, como hipermercados, retificas e shoppings.

“Muitas vezes, estas empresas produzem uma grande quantidade de resíduos, sendo que somente a coleta da Comcap não é suficiente. Eles nos procuram para a coleta deste material excedente no horário necessário”, explica a engenheira sanitarista e ambiental da Brooks Ambiental, Janini Barbosa Siqueira. Ela destaca que a empresa tem todas as licenças para operação e também a certificação ISO.

(A Notícia, 23/08/2007)