31 ago Prefeitura faz campanha “Um dia sem meu carro”
Florianópolis vai ficar parcialmente interditada ao trânsito no dia 22 de setembro.
A Capital e mais 160 cidades no mundo vão participar de uma campanha internacional em favor de novas alternativas de locomoção e redução gradativa do uso de automóveis nas cidades.
O objetivo é reduzir acidentes de trânsito, a poluição atmosférica e sonora, e valorizar uma cultura da coletividade.
É a VII Jornada “Na cidade sem meu carro” que marca as comemorações do Dia Mundial do Pedestre, no qual a prioridade é dada aos pedestres e às bicicletas. A adesão ao projeto foi assinada nesta quinta-feira (29) pelo presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Ildo Rosa.
O projeto “Na Cidade sem meu Carro” propõe um dia de fechamento do centro histórico para veículos motorizados, exceto transporte coletivo, táxis e emergências. A idéia é que neste dia haja aumento da frota de ônibus para estimular as pessoas a se deslocarem por esse meio de transporte até o Centro.
No mesmo dia, está programado um passeio ciclístico no Centro, para incentivar outro projeto, o “Rode Verde”, que valoriza os pontos históricos e as paisagens locais.
Em diversos pontos da Ilha haverá caminhadas e “bicicletadas” de conscientização sobre a legislação do trânsito, utilização responsável do carro e ações de prevenção à saúde.
“Estamos entrando num movimento que depende de mudança da cultura. Precisamos enfrentar juntos, senão no futuro viveremos o caos”, diz o presidente do Ipuf.
A primeira campanha “Um Dia Sem Meu Carro” aconteceu em 22 de setembro de 1998, com a adesão de 35 cidades francesas e desde então vem ampliando adesões no mundo inteiro. Essa é a terceira vez que Florianópolis participa oficialmente do evento. No ano passado 51 cidades do Brasil aderiram à campanha.
(Rede SC, 30/08/2007)