30 ago Debate sobre o Plano Diretor Participativo
A FloripAmanhã convocou associados da Ong, empresários da área de turismo, comércio e indústria para participar, nesta quarta-feira (29/08), de um debate sobre o Plano Diretor Participativo da cidade. Os participantes, que representavam entidades como Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) e Sinduscon (Sindicato da Industria da Construção), debateram temas como a lei de gerenciamento costeiro, plano náutico e o Projeto Orla, que busca o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União. Foram apresentadas fotografias de invasões e construções irregulares, que demonstraram o mau uso de espaços públicos em áreas que poderiam ser altamente valorizadas.
Uma das unanimidades entre os participantes foi a necessidade de fortalecimento do Ipuf como instituição agregadora de informação, tecnologia e inteligência. “Com autonomia e participação da sociedade organizada, o Ipuf poderia ser o órgão catalisador de uma série de melhorias no desenho da cidade”, acredita Anita Pires, presidente da FloripAmanhã.
No próximo mês, um evento organizado pelo Sinduscon deverá trazer integrantes do Ipuc – Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba, para uma palestra sobre o trabalho realizado na capital paranaense.