30 ago Conferência das cidades: gestão e desenvolvimento
Avançar na gestão democrática das cidades e no envolvimento urbano com participação e justiça social são os principais desafios da 3ª Conferência Municipal das Cidades, que acontece nesta sexta (31/8) e sábado (1º/9). A FloripAmanhã participa da Comissão Preparatória Municipal.
Além de compor um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e planejar coletivamente a agenda de construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU para o país, a Conferência propõe a reflexão sobre as políticas e investimentos nas áreas de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana e planejamento e gestão do solo urbano.
A partir disso, o debate está estruturado em dois temas centrais:
– Política de desenvolvimento urbano e as intervenções nas cidades;
– Capacidade e forma de gestão das cidades.
Além de discutir temas locais, as conferências devem indicar duas propostas prioritárias para discussão na Conferência Estadual e outras duas para a edição nacional.
A 1ª e a 2ª Conferência Nacional das Cidades, realizadas em 2003 e 2005, deram início às primeiras discussões sobre a construção da PNDU. Nessa 3ª Conferência, o debate busca promover a reflexão sobre como as políticas e investimentos nos três níveis de governo na área da política urbana estão contribuindo para reverter a desigualdade e a exclusão territorial.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Ipuf ou pelo telefone 48.3212.5700
O que: 3ª Conferência Municipal das Cidades
Quando: dia 31 das 18h30 às 19h30 e dia 1º das 8h30 às 15h
Onde: Sexta-feira na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no centro
e sábado na Associação de ensino de SC (Assesc), no Itacorubi