20 ago Baleias são avistadas no Litoral de SC
Uma baleia franca que passeava pelas águas tranqüilas de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha, chamou a atenção dos poucos moradores e turistas que passavam em frente à praia ontem pela manhã.
Segundo Susanne Corleta, que trabalha em um restaurante em frente à praia, a baleia estava no local desde a tarde de quinta-feira, quando chegou mais perto da beira do mar. Ela acredita que a baleia estava com um filhote, pois teve a impressão de ver dois animais na quinta-feira.
O policial militar Mauro Virissimo, que trabalha na região, ficou observando se nenhuma embarcação chegava perto do animal, o que poderia espantá-lo em direção à praia e provocar um encalhe. Chegou a chamar a Polícia Ambiental quando uma lancha se aproximou.
As paulistas Adelaide Monteiro, Cecília Chen e Fátima Mendonça vieram de Sorocaba para um congresso em Florianópolis e, mesmo com tempo nublado, resolveram aproveitar um pouco a praia antes de ir para o evento.
Ficaram surpresas ao ver a baleia. Adelaide, que em dezembro do ano passado ficou horas em um barco na Bahia tentando, sem sucesso, avistar os animais, era a mais espantada.
Pescadores observam franca em Bombinhas
Conforme informações do Projeto Baleia Franca, a temporada reprodutiva das baleias no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação é entre a segunda quinzena de agosto e a metade de outubro, quando um maior número costuma estar na região.
A área de proteção ambiental da Baleia Franca, onde os animais costumas aparecer com mais freqüência, vai da Praia do Rincão, em Içara, no Sul do Estado, até o Sul da Ilha de Santa Catarina.
Pescadores da Praia do Retiro dos Padres, em Bombinhas, no Litoral Norte, receberam, ontem, a visita de uma baleia, que permaneceu por alguns minutos próxima ao costão, pela manhã.
Quando o animal chegou perto das rochas, os observadores perceberam que ele trazia uma corda com garrafas pet presa ao corpo, mas conseguiu se desvencilhar.
(Estephani Zavarise, DC, 18/08/2007)