19 jul Servidores da Comcap paralisam atividades
Duas semanas após o fim da greve dos funcionários da Prefeitura da Capital, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Florianópolis (Sintrasem) promoveu nova paralisação. Desta vez foram os servidores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) que cruzaram os braços. Mas por pouco tempo.
Do início da manhã até às 11 horas, os sindicalistas apresentaram quatro reivindicações para a diretoria da Comcap. Com a sinalização do diálogo e a promessa de um novo encontro na quarta-feira que vem, os funcionários resolveram voltar ao trabalho.
“Há quatro pontos na pauta de reivindicação. O principal é sobre a qualidade e quantidade da alimentação servida aos funcionários. No final de semana chegamos a ter companheiros afastados por infecção alimentar”, disse Charles Pires, diretor geral do Sintrasem. Além de criticar o almoço e o jantar, os sindicalistas pedem melhorias nas condições de trabalho (principalmente no vestiário), mais segurança no prédio e mudanças na avaliação de desempenho.
Hoje, a avaliação resulta em reajuste de 4% para 75% do quadro de funcionários. A proposta do Sintrasem é reduzir o índice para 3%, desde que seja repassado a toda a folha salarial.
A Comcap pediu para os sindicalistas protocolarem o pedido sobre a avaliação. Além disso, comprometeu-se a reforçar a segurança interna, com a reativação de sistema de câmeras, reformar os vestiários (já em andamento) e melhorias no serviço da copa.
Os funcionários ficaram parados por quatro horas. Ao fim da reunião, prometeram concluir todo o roteiro de tarefas. Em 4 de julho, os servidores municipais pararam as atividades por três semanas. Pediram reajuste salarial, concurso público e aumento nos vales lanche e alimentação.
A greve durou pouco mais de três semanas e teve adesão forte dos funcionários da educação e saúde. A Comcap não aderiu à greve.
(A Notícia, 19/07/2007)