Polêmica em duas rodas

Polêmica em duas rodas

Da coluna de Cacau Menezes (DC, 31/07/2007).

Polêmica entre as bicicletas e os shopping centers, assunto que a coluna destacou na edição de ontem, rendeu. Os shoppings mantêm espaço destinado às bicicletas, porém em espaço menor ao que prediz a legislação municipal. Mas podem, dentro das necessidades, ampliar o número de vagas. O que pega mesmo é que os ciclistas desejam bicicletários com melhor acesso e, sobretudo, com maior segurança para deixar os veículos.

No Iguatemi, por exemplo, há 50 vagas. Mas apenas duas, três delas costumam ser ocupadas. A reportagem publicada quinta-feira em AN Capital mostra bem as discrepâncias entre o que coloca a lei e a real demanda. Aí, ante de uma batalha judicial, seria mais interessante abrir um diálogo entre a ONG Viaciclo, que denunciou a situação, os estabelecimentos e o Ministério Público, para definir a situação ideal.

De qualquer forma, vários leitores se manifestaram, curiosamente, surpresos com o fato de que os shoppings tem bicicletários. Como dois deles ficam a poucos metros da ciclovia da Beira-Mar Norte, teve quem já se animou a dar uma pedalada e, depois, uma esticadinha pelas lojas.