23 jul Comunidade é capacitada para Sapiens
Florianópolis lançou oficialmente o “Programa Comunidade Sapiens”, destinado à promoção do desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental do Norte da Ilha através da capacitação das comunidades da região. Ele está inserido no “Sapiens Parque”, que será o centro de inovação tecnológica no Estado. O projeto começou a ser idealizado em 2000, pelo Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), de Florianópolis, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O programa comunitário é uma das primeiras etapas que será iniciada dentro do Sapiens Parque, e terá quatro projetos voltados à inclusão social e crescimento da economia da região. Localizado em Canasvieiras, o Sapiens Parque ocupará uma área de 4,5 milhões de metros quadrados, sendo 51 % do espaço reservado à preservação ambiental. A estimativa de investimentos para os próximos 15 anos gira em torno de R$ 2, 5 bilhões, com investimentos estrangeiros. A expectativa com a implantação do empreendimento é que sejam gerados cerca de 30 mil empregos diretos.
Para o presidente do Sapiens, Saulo Vieira, o programa comunitário é apenas o início de uma série de outras ações importantes que consolidam um conceito mais amplo de desenvolvimento para a região. Porém, para que seja bem sucedido, destaca que haverá a necessidade da integração da comunidade com todo empreendimento. Vieira garante que os empreendedores locais terão ferramentas importantes de capacitação e qualificação.
Segundo o gerente executivo do Sapiens , Leandro Carioni, as cidades tendem a fortalecer e concentrar o seu desenvolvimento mais nas áreas centrais. Com isso, há um enfraquecimento natural das outras regiões. “A meta é justamente de oferecer opções diferenciadas à população”, diz.
O agente de articulação do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae) e gestor do programa comunitário, Januário Raimundo Serpa Filho, destacou a área total do empreendimento como ponto forte para instalação do Sapiens.
Oportunidades oferecidas
Roteiro gastronômico
A proposta é fazer um resgate cultural de pratos típicos da Ilha e criar um roteiro gastronômico que identifique os restaurantes que vão oferecer estes pratos em seus cardápios. Com isso, espera-se contribuir para o fortalecimento do segmento gastronômico e para o aumento de clientes durante todo o ano.
Central de serviços para construção civil
Este projeto visa a constituição de uma organização desenvolvida com a aliança de profissionais da construção civil, voltada a preparar mão-de-obra e oferecer serviços qualificados de construção e manutenção predial. Com este projeto espera-se preparar a mão-de-obra da região para que possa ser inserida nas obras do Sapiens Parque.
Telecentro
Será instalado um telecentro no Norte da Ilha direcionado à comunidade local, no qual serão oferecidas capacitações em informática com o intuito de promover a inclusão digital, além de gerar novas oportunidades de negócios à comunidade.
Artesanato
A finalidade deste projeto é apoiar os artesãos do Norte da Ilha no desenvolvimento de novas alternativas de mercado e, consequentemente, aumentar a sua renda. Serão apoiados os artesãos que utilizem material reciclável e reaproveitável na elaboração de seus produtos. Além disso, serão desenvolvidas oficinas de readequação de seus produtos para adequá-los ao turismo e ao público desses novos mercados.
(André Luís Cia, A Notícia, 22/07/2007)