18 jul Comunidade do Norte da Ilha será capacitada
Nesta terça-feira (17), acontece o lançamento do “Programa Comunidade Sapiens”, promovido através de uma parceria entre o SEBRAE/SC, Instituto Sapientia e Sapiens Parque, com apoio da Fundação CERTI e da ACIF-Canasvieiras. A iniciativa, que beneficiará a comunidade do Norte da Ilha, visa integrar a população ao empreendimento e qualificar e capacitar os empreendedores locais. Segundo o presidente do Sapiens Parque, Saulo Vieira, “o programa é resultado de mais de 70 reuniões realizadas com as comunidades do Norte da Ilha entre 2003 e 2004 no âmbito das discussões sobre o EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental)”. O diretor superintendente do SEBRAE/SC, Guilherme Zigelli, e os representantes das entidades parceiras estarão presentes ao evento.
O Programa Comunidade Sapiens compreende cinco projetos, todos voltados à inclusão social e promoção da economia da região:
Roteiro Gastronômico do Norte da Ilha – A proposta é fazer um resgate cultural de pratos típicos da Ilha e criar um roteiro gastronômico que identifique os restaurantes que vão oferecer estes pratos em seus cardápios. Com isso, espera-se contribuir para o fortalecimento do segmento gastronômico e para o aumento de clientes durante todo o ano.
Telecentro – Será instalado um telecentro no Norte da Ilha direcionado à comunidade local, no qual serão oferecidas capacitações em informática com o intuito de promover a inclusão digital, além de gerar novas oportunidades de negócios à comunidade.
Fortalecimento do Artesanato – A finalidade deste projeto é apoiar os artesãos do Norte da Ilha no desenvolvimento de novas alternativas de mercado e, conseqüentemente, aumentar a sua renda. Serão apoiados os artesãos que utilizem material reciclável e reaproveitável na elaboração de seus produtos. Além disso, serão desenvolvidas oficinas de readequação de seus produtos para adequá-los ao turismo e ao público desses novos mercados.
Central de Serviços para Construção Civil – Este projeto visa a constituição de uma organização desenvolvida com a aliança de profissionais da Construção Civil, voltada a preparar mão-de-obra e oferecer serviços qualificados de construção e manutenção predial. Com este projeto espera-se preparar a mão-de-obra da região para que possa ser inserida nas obras do Sapiens Parque.
Gestão do Design – Visa apoiar com conceitos de design, estética e usabilidade, os integrantes dos demais projetos do Programa Comunidade Sapiens.
Para o Presidente do Sapiens Parque, Saulo Vieira, o Programa Comunidade Sapiens é o início de uma série de ações que consolidam o conceito do Sapiens Parque de promover desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental. Para isso a comunidade local precisa estar integrada ao empreendimento. O programa vai oferecer ferramentas para qualificar e capacitar os empreendedores locais, sejam pequenos artesãos ou donos de restaurantes, afirma Vieira.
É uma resposta do SEBRAE/SC e do Instituto Sapientia que contribui para o desenvolvimento de uma região tendo como principais atores a própria comunidade, destaca o superintendente do SEBRAE/SC, Guilherme Zigelli. O agente do SEBRAE em Florianópolis, Januário Serpa Filho, gestor do programa, lembra ainda que o Sapiens Parque, situa-se numa área de quase 5 milhões de metros quadrados onde serão instalados centros de pesquisa avançada, universidades, centros empresariais, centros de capacitação especializada, centros de lazer de alto nível, centros de gastronomia e de hotelaria, entre outros.
Sobre o Sapiens Parque
Trata-se de um Parque de Inovação dentro de um conceito inédito no mundo para a promoção do desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental. O Sapiens integra os conceitos de Science Park, de Parque Tecnológico, de Business Park e de Cidade do Conhecimento, representando o embrião de um novo paradigma que pretende contribuir com a superação dos desafios estratégicos de ciência, tecnologia e inovação de Santa Catarina e do Brasil.
O Sapiens Parque foi idealizado em 2000 pela Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), a partir do sucesso do Parque Tecnológico Alfa e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CELTA.
Localizado no Norte da Ilha de Santa Catarina, a seis quilômetros de Canasvieiras, o Sapiens ocupa uma área de 4,5 milhões de metros quadrados 51% destinados à preservação ambiental. Oferecerá infra-estrutura e espaço para abrigar empreendimentos e projetos para o desenvolvimento da região.
Serviço
Lançamento do Programa Comunidade Sapiens
Data: 17 de julho de 2007
Horário: 19 horas
Local: Sapiens Parque Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 Norte da Ilha Florianópolis
(Assessoria de Imprensa da Fundação CERTI, 17/07/2007)