Chuva provoca deslizamentos de terra

Chuva provoca deslizamentos de terra

A chuva de ontem deu trabalho para a Defesa Civil em Florianópolis. As chamadas para os casos mais graves ocorreram no morro do 25, na Costeira e no Alto da Caieira, mas não houve registro de feridos. A expectativa é de que as chuvas continuem até hoje.

Durante o dia, os técnicos da Defesa Civil municipal podem ser acionados pelo 199. À noite, o telefone dos plantonistas é 3244-0600.

Na travessa Bom Pastor, no morro do 25, um deslizamento de terra atingiu uma residência na manhã de ontem. Os moradores estavam no imóvel quando o barro entrou na casa e derrubou parte de uma parede. O presidente do Conselho Comunitário da Agronômica, João Batista dos Santos, visitou o local ontem para ver se outras famílias foram atingidas.

Ele diz que a comunidade conta com uma parceria com o poder público para resolver este tipo de problema. A Prefeitura fornece o material e os próprios moradores executam a obra.
Na Costeira, uma pedra foi arrastada e os bombeiros foram acionados para resolver o problema. Na servidão da Felicidade, o deslizamento de um barranco atingiu um cano da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e uma residência.

O secretário executivo da Defesa Civil de Florianópolis, Francisco Carlos Cardoso, diz que o Maciço do Morro da Cruz e o morro da Penitenciária são outros pontos críticos na região.
Ele afirma que para evitar problemas, uma alternativa é plantar árvores como goiabeiras e limoeiros, que têm raízes fortes. Bananeiras devem ser evitadas por reter muita água. A instalação da calhas nas casas é outra recomendação.

(A Notícia, 10/07/2007)