11 jun Prefeitura realiza II Eco Festival de Florianópolis
Nesta segunda-feira, dia 11 de junho, a Secretaria Municipal de Educação realiza o II Eco Festival, cujo tema central é “Harmonia entre Seres Humanos, Sociedade e Natureza”. O projeto acontecerá das 8h30 da manhã às 21h30 no Centro de Eventos e Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina. Participarão cerca de 700 pessoas, entre estudantes de primeira à oitava série, bem como alunos da Educação de Jovens e Adultos, crianças e adolescentes de entidades conveniadas com a prefeitura e do Centro de Educação Complementar.
Haverá uma série de mostra de trabalhos nas áreas de poesia, dança, música, artes cênicas, e artes plásticas. Conforme a coordenadora da iniciativa, Sueli Amália de Andrade, a idéia é buscar despertar as crianças e adolescentes para a necessidade de preservação ambiental e propiciar aos alunos a oportunidade de manifestarem sua relação com o meio ambiente, utilizando as modalidades artístico-culturais.
A abertura do II Eco Festival contará com as presenças do Prefeito Dário Berger e do Secretário de Educação Rodolfo Pinto da Luz. Naoportunidade será entregue à Organização Não Governamental FloripAmanhã o certificado de “Amigo da Educação”, pelo apoio constante aos trabalhos da educação básica da Capital.
Está programado das 9h às 12 horas o início das apresentações artísticas. Logo no início da tarde, às 14 horas, haverá a performance de quatro corais do projeto Nossa Rede Encanta, que tem o comando do professor Jackson Cardoso. São um total de 120 crianças ligadas às escolas básicas Almirante Cavalhal (Coqueiros), Beatriz de Souza Brito (Pantanal), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) e João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares). Eles vão estar entoando canções populares como o “Rancho de Amor à Ilha”, do poeta Zininho, e “Cantador da Ilha”, de Fernanda Bahia. A previsão desta apresentação é de trinta minutos, com destaque ainda para o solista Marcos Vinícius, aluno de 12 anos da escola Almirante Carvalhal.
Na seqüência haverá novos shows de escolas e demais unidades de ensino, bem como outras manifestações artístico-culturais. Em paralelo haverá uma exposição de artes plásticas. O festival não tem caráter competitivo, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação quer valorizar a participação de todos os alunos.
(ABN, 10/06/2007)