18 maio UFSC estuda Plano Diretor da Capital
Fotos de condomínios construídos sobre dunas, ruas alagadas, rios poluídos e canos pluviais lançando esgoto na praia ao lado de veranistas. Essas foram algumas das imagens da Capital que ilustraram, ontem, as palestras da 1ª Jornada “A UFSC e o Plano Diretor de Florianópolis”.
Oevento integrou a programação da 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que ocorre até amanhã na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A proposta da jornada é divulgar a produção científica da universidade relacionada ao desenvolvimento e ao planejamento urbano de Florianópolis. Estavam presentes no auditório do Centro de Cultura e Eventos integrantes do Núcleo Gestor (que elabora o Plano Diretor da Capital), professores, alunos, funcionários públicos, movimentos sociais e ambientalistas.
O representante da universidade na elaboração do plano, professor Elson Manoel Pereira, confia no debate público para o planejamento da cidade.
– Em quase 50 anos de existência, é uma das poucas vezes em que vários departamentos da universidade discutem um único objeto de pesquisa: a cidade de Florianópolis – disse o professor.
Doze palestrantes especialistas de sete departamentos e três centros diferentes apresentaram um panorama da situação em que se encontra Florianópolis hoje, dos fatores que levaram a isso e propostas de soluções.
Os temas apresentados resgataram a história dos planos diretores da Capital, os limites de áreas protegidas, ocupação de áreas frágeis e inundações, problemas sócio-ambientais, turismo, segregação urbana, habitação, densidade demográfica, acessibilidade e inclusão social, organização popular, reforma urbana e justiça social, entre outros.
Além da jornada, a representação da UFSC no Plano Diretor mantém um estande fixo na Sepex com debates, oficinas e mostra de filmes até amanhã. A organização prevê a realização de mais quatro jornadas até o final do ano.
Programação
Debates sobre Plano Diretor prosseguem até amanhã no estande 1 da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), em frente à Reitoria da UFSC
Hoje
10h – Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) e Parque Urbano do Maciço do Morro da Cruz – Laboratório de Análise Ambiental
11h – Representação da UFSC no Plano Diretor Participativo
14h às 19h – Oficina de Desenho Urbano – Disciplina do Departamento de Arquitetura
19h – Sessão Pipoca – Curtas sobre Florianópolis
Amanhã
9h – Oficina sobre mobilidade ciclística – mestranda Roberta Raquel
(Alícia Alão, DC, 18/05/2007)