Polícia Federal investiga mais empresários e servidores

Polícia Federal investiga mais empresários e servidores

A coordenadora da Operação Moeda Verde, Julia Vergara, afirmou, ontem à tarde, que novas pessoas serão investigadas duante o processo. A delegada não adiantou nomes, mas revelou que são empresários e funcionários de órgãos ambientais. Ela acredita que vai terminar o inquérito no prazo estipulado pela Justiça: dia 6 de junho.

A delegada afirmou que algumas pessoas citadas em depoimentos ou conversas telefônicas serão chamadas para prestarem esclarecimentos. Entre elas está o procurador-geral de Florianópolis, Jaime de Souza, e o superintendente, em Santa Catarina, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Luiz Ernesto Trein.

No entanto, a coordenadora ressaltou que o fato deles serem convocados não significa que sejam culpados. Julia disse que não existe a possibilidade de pessoas que não foram envolvidas na Operação Moeda Verde serem presas enquanto durar o inquérito e considera pouco provável que os suspeitos liberados voltem para a carceragem da Polícia Federal em Florianópolis.

A delegada revelou que o juiz da Vara Federal Ambiental, Zenildo Bodnar, determinou novas buscas na Câmara de Vereadores da Capital. A delegada disse, ainda, que será investigado o patrimônio do vereador Juarez Silveira, que foi preso na operação porque há indícios de que a renda dele não comporta o padrão de vida que levava.

A coordenadora afirmou que a quantidade de informações sobre o caso diminuiu porque a investigação está concentrada na análise dos 30 malotes apreendidos. Ela revelou que, até o momento, apenas quatro deles foram examinados.

O conteúdo, documentos, processos ambientais, agendas, comprovantes de transações financeiras e computadores estariam trazendo elementos que reforçam as suspeitas da Polícia Federal.

Advogado afirma que a investigação ajudará Juarez

O advogado Rodrigo Silva, que defende Juarez Silveira, afirmou que a quebra do sigilo bancário e fiscal vai mostrar que o cliente tem bens compatíveis com a renda. Para ele, a determinação da Justiça vai ajudar o vereador da Capital.

(Felipe Pereira, DC, 12/05/2007)