17 maio Floram planta 3 mil mudas de árvores na cidade
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) está fazendo uma composição paisagística na cidade. Desde o início da semana estão sendo plantadas três mil mudas de árvores nativas e de flores anuais. A maioria das espécies é doada. Somente na Avenida Beira-Mar, nas imediações do Hiper Mercado Angeloni, os serventes da empresa terceirizada Ordenk, contratada pela Floram, plantaram 110 mudas de coqueiro ( palmeira-gerivá).
Para o superintende da Floram, Marco Abreu, além de embelezar a cidade, as árvores também contribuem para neutralizar o aquecimento global porque elas seqüestram o gás carbônico desprendido das descargas de veículos. Marco Abreu disse, ainda, que a maioria delas são frutíferas e servem de alimento para os pássaros. “Com estes coqueiros no canteiro central da Beira-Mar a cidade fica mais bela porque ressalta bem o aspecto de litoral”, comentou.
Segundo o gerente de Praças e Arborização Pública, Luiz Pazini, a cidade vai ganhar um colorido especial de palmeiras-gerivás, aroreira, patas-de-vacas, quaresmeiras, ipês roxo, ipês rosa, cibipiruanas, flamboyans, aleluias, alamanda amarelas, alamada roxas, sálvias, impatens e amores-perfeitos. As árvores estão sendo plantadas em canteiros centrais e laterais, e as flores em rótulas e praças.
Na opinião de Pazini, além da revitalização que melhora o aspecto paisagístico da cidade, as plantas ainda contribuem para alterar o microclima da região. As covas onde estão às mudas ficam a 3,5 metros de distância uma da outra. “É justamente este maciço arbóreo que nos dá uma sensação de temperatura mais amena, agradável, na alta temporada”.
(Colombo de Souza, PMF, 16/05/2007)