14 maio Casan com foco ambientalista
Da coluna de Estela Benetti (DC, 12/05/2007).
O crescimento das atenções à preservação ambiental está motivando a Casan a buscar novas alternativas de recursos para investimentos em saneamento. A estatal do governo de SC acaba de firmar acordo de cooperação técnica com a Esag, Escola de Administração da Udesc, para a elaboração de relatórios técnicos e projetos visando à busca de verbas no exterior, informa o diretor financeiro e de relações com investidores, Laudelino de Bastos Silva.
A intenção é obter cerca de US$ 250 milhões no exterior, através da emissão de debêntures, para financiar projetos que visam a preservar os recursos hídricos do Oeste. Assim, pode ser possível retardar a perfuração de poços artesianos na região que podem prejudicar a qualidade da água do Aqüífero Guarani, caso sejam abertos em regiões onde há poluição de dejetos de suínos.
A Casan está preocupada com a demora da liberação de financiamento que está sendo negociado junto a instituição do Japão. A expectativa era de que o processo fosse concluído em meados deste ano, mas deverá ficar para o fim do ano, diz Laudelino Silva. O pedido já foi aprovado pelo Comitê de Análise Financeira do Governo Federal (Confiex).