Atraso do Ibama atrai atenções

Atraso do Ibama atrai atenções

Da coluna de Estela Benetti (DC, 09/05/2007).

Ao falar com a imprensa, ontem, após a inauguração do novo centro operacional dos Correios, em Florianópolis, o presidente Lula afirmou que não vai faltar luz no país. Mas essa projeção não pode ser feita para Florianópolis diante da demora do Ibama em conceder a licença para a nova linha de transmissão para a Ilha de SC.

A ministra Dilma Rousseff, que acompanhou o presidente, ao falar sobre o atraso da obra, disse que a ela corre o risco de não sair em tempo em função dos obstáculos ambientais. Observou que há recursos disponíveis, o projeto está pronto, mas a obra só pode ser feita após a licença ambiental de instalação.

A senadora Ideli Salvatti, que também integrou a comitiva presidencial e acompanha, atentamente, cada decisão sobre a obra, disse que há uma demonstração de má vontade do Ibama em aprovar o projeto. Segundo ela, a demora das licenças ambientais preocupa de tal forma o governo que a ministra Dilma e o ministro Walfrido Mares Guia foram convocados, ontem, pelo presidente para poderem discutir o problema durante a viagem de ida e volta.

E a equipe do Ibama de Brasília, que viria a Florianópolis hoje para a quinta vistoria ambiental no Sul da Ilha, cancelou a viagem em função do estado de greve do instituto. A intenção era iniciar a obra este mês.