Mutirão faz limpeza de manguezal

Mutirão faz limpeza de manguezal

A manhã de sábado foi de muito trabalho para os voluntários que participaram do terceiro mutirão de limpeza do mangue entre as praias da Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, no Norte da Ilha. Todo o material retirado, principalmente garrafas pet, copos e sacos plásticos, foi recolhido pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap). Cerca de 40 pessoas participaram do movimento, entre moradores, alunos e professores da 8a série da Escola Básica da Cachoeira do Bom Jesus, além de funcionários das secretarias municipais de Meio Ambiente e da Saúde. A iniciativa é da Associação de Amigos do Manguezal (Amangue).

A presidente da entidade, Maria Isabel Prates, diz que a idéia do mutirão surgiu devido ao grande volume de lixo jogado neste ambiente que se configura como área de preservação permanente. “Encontramos muito lixo, garrafas pet, pedaços de madeira, copos e sacos plásticos, que são materiais de difícil decomposição. Ainda é necessário uma drenagem em alguns pontos do manguezal, pois a quantidade de entulho impede a passagem de água”, conta Maria Isabel. De acordo com ela, é possível encontrar lixo no local durante todo o ano. Por isso, os vo-luntários também incentivam os moradores a trazerem sacos plásticos para guardar seu lixo enquanto estiverem na praia.

Além do entulho, os voluntários também observaram muitos cortes na vegetação. Os manguezais desempenham um papel importante no ambiente costeiro, sendo considerados um dos ecossistemas mais complexos e férteis do planeta.

(A Notícia, 24/04/2007)