Guarda Municipal de São José implanta patrulha ambiental

Guarda Municipal de São José implanta patrulha ambiental

O primeiro grupamento da Guarda Municipal em Santa Catarina especializado em ações de prevenção e repressão relacionadas ao meio ambiente, recebeu os diplomas de capacitação profissional na manhã de ontem em São José. O projeto piloto, iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), recebeu o nome de “Patrulha Ambiental” e objetiva promover a fiscalização em toda a cidade, de acordo com o superintendente da fundação, Sílvio César Dos Santos. Na ocasião, os quatro patrulheiros formados também receberam uniformes, viatura e equipamentos para a realização do trabalho, como aparelho de rádio-comunicação, telefone celular, máquina fotográfica digital, botas, cantil e facão para uso na mata, entre outros utensílios.

O pelotão especializado vai monitorar as áreas verdes do município para coibir agressões ambientais e penalizar os infratores. “O grupo recebeu treinamento durante 90 dias na sede FMMA, incluindo informações sobre a legislação ambiental e os procedimentos administrativos da entidade”, explica Sílvio. O superintendente informa que os principais problemas do município são os desmatamentos, depósito de entulhos em áreas de preservação permanente e incêndios. “Os trabalhos da equipe também se estendem aos abusos contra animais. Eles vão atuar na medida em que ocorrerem denúncias de maus-tratos”, avisa. Como a demanda de São José é grande, tendo em vista a extensão do município, o programa pretende formar mais dois grupos, com 8 patrulheiros. “Nossa idéia é formar três equipes atuando em áreas específicas”, complementa Sílvio.

Os patrulheiros vão atuar na repressão aos crimes ambientais, em cooperação com os técnicos da FMMA e Polícia Ambiental do Estado e em ações de prevenção e educação ambiental junto aos moradores da cidade. “É importante lembrar que os conselhos de segurança dos bairros de São José terão papel fundamental na conscientização dos moradores sobre a necessidade de denunciar crimes contra o meio ambiente”, considera o superintendente, lembrando que a Guarda Municipal vai atuar como reforço a um macroprojeto de educação ambiental.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública é parceira no programa. O titular da pasta, Francisco, Francisco Silva, declara que uma viatura adaptada para locais de difícil acesso estará à disposição dos patrulheiros. “Além disso, o grupo poderá utilizar a Base Móvel Interna de Segurança, dotada de notebooks para a realização de palestras e cursos nas comunidades”, complementa. O secretário lembra que a Guarda Ambiental de São José não serve apenas para atuar nas notificações de trânsito. “Nossas equipes trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas rondas escolares, na assistência social, no transporte de pacientes aos hospitais e agora também na preservação do patrimônio público”, informa.

(Gisa Frantz, A Notícia, 03/04/2007)