Projeto vai revitalizar mangue de Palhoça

Projeto vai revitalizar mangue de Palhoça

O manguezal do Patural vai ser revitalizado até o final do ano, de acordo com previsão da administração municipal de Palhoça. O projeto, orçado em R$ 700 mil, inclui a construção de uma passarela de 300 metros com iluminação especial no interior do mangue. Entre a avenida João Bor e a avenida Elza Lucchi, o espaço de 1,2 mil por 500 metros receberá uma atenção especial, na tentativa de reverter o quadro de devastação que atingue os ambientes naturais. Aterros, esgotos, ocupação e destruição da fauna e flora do manguezal são os vilões do ecossistema chamado manguezal.

“Estamos buscando aumentar a qualidade de vida dos palhocenses, que vão ganhar um ambiente para caminhadas em meio a natureza”, afirma o secretário Municipal de Planejamento e Orçamento Gilberto da Rosa. Ele informa que o projeto já está pronto e o processo de licitação deve começar em breve.

A Prefeitura pediu emendas no Orçamento da União, para uma contrapartida. “Mas se até final de abril esta questão não estiver resolvida, a Prefeitura vai arcar com o projeto inteiro e não apenas 20% como o previsto.” O secretário garante que até meados de abril o Manguezal do Patural será inaugurado com a revitalização, um calçadão de acesso e um ponto de ônibus no início da passarela.

Segundo Rosa, Palhoça terá todos os mangues demarcados e revitalizados. O Parque Municipal da Serra do Tabuleiro é o grande chamariz na cidade, que vem se transformando em turismo ecológico e dando retorno aos investimentos na revitalização das áreas devastadas.

(A Notícia, 14/03/2007)