Governo Federal distribui kit de educação ambiental

Governo Federal distribui kit de educação ambiental

Será lançado, ainda no mês de março, em Brasília, o kit do projeto de educação ambiental Caminho das Águas. Com material didático criado especialmente para o ensino fundamental, a iniciativa vai conscientizar os jovens para a importância da gestão dos recursos hídricos do país. O lançamento contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do presidente da Agência Nacional de Águas – ANA -, José Machado; e do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho. O evento vai contar ainda com a apresentação de um trio que dedica muitas de suas músicas à natureza: Sá, Rodrix e Guarabyra.

O projeto Caminho das Águas é uma parceria da Agência Nacional de Águas – ANA – e da Fundação Roberto Marinho. Orçado em R$ 1,7 milhão, prevê a distribuição de 1.600 kits com material educativo para 800 escolas públicas. Voltado para o ensino fundamental, especificamente alunos de 5ª à 8ª série, o projeto trata de assuntos como poluição e despoluição dos rios, usos múltiplos e governança da água, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental dos ecossistemas aquáticos brasileiros.

Inicialmente, será feita a capacitação de professores das disciplinas de Ciências e Geografia de todas as escolas beneficiadas. A partir daí, esses professores se tornam não só usuários do material didático, mas multiplicadores dentro de cada instituição de ensino e incentivadores do uso do material didático em outras disciplinas, que podem aproveitar o assunto de forma transversal.

O material educativo. Cada kit educativo contém DVDs com programas criados pelo Canal Futura especialmente para o projeto. Além disso, também foram incluídos outros programas que também tratam do tema água. Complementam o material dois cadernos de orientação para os professores, um mapa das regiões hidrográficas brasileiras, um CD com músicas sobre o tema, um CD Rom com todo o conteúdo didático e mais um jogo de RPG criado para tratar do assunto de maneira divertida e educativa.

(A Notícia, 13/03/2007)