20 mar Mais 19 pontos considerados impróprios para banho
O relatório de balneabilidade publicado nesta segunda-feira pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), apontou aumento de 19 pontos impróprios em relação à semana anterior. Segundo dados do laboratório da Fatma, este é o maior índice de poluição da temporada, com 63 pontos considerados impróprios dos 182 locais onde são feitas as coletas. Na análise anterior este número não passou de 44.
Florianópolis teve o maior aumento com 25 locais impróprios para banho. Há duas semanas este número era de 14 pontos. O balneário de Penha segue na mesma proporção apresentando seis pontos inaptos e Itapema manteve a mesma média da semana anterior, com apenas três locais impróprios para banho.
De acordo com o gerente do laboratório da Fatma, Marlon Silva, o índice de poluição em todo o litoral ainda está ligado ao aumento do nível dos rios, conseqüência das chuvas que têm ocorrido em várias regiões. “Com a precipitação, a absorção de água no solo fica saturada fazendo com que os leitos subam e levem impurezas das ruas para o mar. Em lugares onde existem muitas casas, isso fica ainda pior devido ao esgoto”, explica Silva, acrescentando que esta tendência vai se manter nas próximas semanas.
O ponto é considerado impróprio para banho quando em 60% dos últimos cinco resultados o volume de Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) – for superior a 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água, nas amostras coletadas ou quando, na última amostragem, o valor obtido for superior a 2.000 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água.
(A Notícia, 20/03/2007)