23 mar Dário Berger nomeia grupo gestor para articular construções de marinas e píers na Ilha
O prefeito Dário Berger nomeou ontem (22/3) o comitê gestor que vai ordenar e coordenar o uso da orla marítima na Ilha. Formado por 13 membros da iniciativa privada e pública, a comissão já agendou a primeira reunião para o próximo dia 28 (quarta-feira) na prefeitura. Neste primeiro encontro, os gestores vão discutir projetos para construções de marinas píers, atracadouros e outros empreendimentos na faixa litorânea.
O secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Mário Cavallazzi disse que tem sido procurado por empresários portugueses e espanhóis que querem investir na orla marítima, mas não sentem firmeza por causa da falta de uma lei municipal que regulamente estas ações. Cavallazzi lembrou que já existem leis federal e estadual sobre o uso dos recursos naturais e ressaltou a necessidade de se criar uma regulamentação municipal da ocupação dos espaços costeiros. Para se tornar lei municipal, o projeto tem que ser aprovado na Câmara dos Vereadores de Florianópolis.
Dilvo Vicente Tirloni, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, acrescentou que grupos estrangeiros também já entraram em contato com a ACIF questionando por que a cidade não dispõe de um zoneamento costeiro. E salientou que a iniciativa do prefeito de Florianópolis em criar um comitê gestor para articular as ações de planejamento e ordenamento náutico será bem vinda porque vai fomentar o turismo na Capital.
O prefeito de Joinville, Marco Tebaldi (PSDB), que também participou das discussões ressaltou a importância dos gestores promoverem um desenvolvimento sustentável durante o planejamento do zoneamento costeiro. Após a posse do grupo de gestores, Tebaldi se reuniu, separadamente, com o colega Dário Berger para tratar de assuntos políticos.
(Colombo de Souza, PMF, 23/03/2007)